segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Palavra da semana.

O MILAGRE É FRUTO DA FÉ.

 Lucas 7/1a10;
A Bíblia é o instrumento eficaz que o Espírito Santo usa para falar e para instruir o coração do homem para um caminho vitorioso. Vemos em Romanos 15:4 – “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança”. A Palavra de Deus está cheia de ensinamentos valiosos para a nossa vida e temos muito que aprender com ela, como o caso do Centurião de Cafarnaum.
 Marcos 9/23 nos diz que tudo é possível ao que crê. E foi justamente esse o segredo deste homem vitorioso.
Se meditarmos  na passagem bíblica de Lucas 7.1-10, receberemos algumas instruções de uma vida de fé e que certamente nos conduzirá a grandes vitórias.
Vejamos algumas atitudes importantes que podemos tomar na nossa vida:
1 – O centurião ouviu falar de Jesus – Aqui vemos onde tudo teve inicio naquele coração (Lucas 7:3a). O centurião ouviu falar de Jesus. A palavra de Deus gera a fé na nossa vida como vemos em Romanos 10.17 – “De sorte que a fé vem pelo ouvir e ouvir pela palavra de Deus”. Precisamos aprender a cada dia mais sobre a pessoa do nosso Deus e de suas grandes promessas e maravilhas e este conhecimento nos vem pela sua palavra.
Vemos ainda “Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento. Porque é coisa agradável os guardares no teu coração, e os aplicares todos aos teus lábios. Para que a tua confiança esteja no SENHOR, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo.” Provérbios 22/17-19. Note que aquilo que ouvimos sobre o nosso Deus faz grande diferença na nossa vida, traz confiança e segurança ao nosso coração. Se quisermos ser bem sucedidos, devemos estar sempre abertos a ouvir a Palavra de Deus para que possamos crescer e confiar a cada dia mais. O centurião de Cafarnaum foi tocado pela mensagem que lhe foi ministrada e teve sua fé direcionada a um caminho de vitória. Quer obter uma grande vitória? Esteja atento à voz do Senhor quando você lê a Bíblia ou uma mensagem da Palavra de Deus como esta que você está ouvindo agora mesmo. Esteja atento às ministrações na igreja porque toda palavra que entrar no seu coração moverá e fortalecerá a sua fé diante de Deus.
2 – O centurião creu em Deus –  O centurião de Cafarnaum ouviu falar sobre Jesus e deu um passo importante para a vitória: ele creu em seu coração! O que vemos nesta história é que o centurião reconheceu que Jesus era o caminho para a sua vitória. Quem crê em Deus valoriza a Sua Palavra que é a Verdade, uma vez que é pela própria Bíblia que o Espírito Santo nos direcionará pelo caminho certo. Muitos estão sendo derrotados em suas vidas porque deixam de reconhecer este item tão importante e passam a confiar em outras coisas como:
a)- Capacidade própria – Jeremias 9:23-24
b)- Adivinhações e derivados
búzios, Jogos de Cartas, Espiritismo em geral.
c)-  Superstições em geral, como por exemplo:
Gato preto, Sexta-feira 13, Horóscopo, Trevo de 4 folhas, Folha comigo-ninguém-pode, Simpatias e etc......
Para sermos abençoados não é preciso nada dessas coisas fúteis que vemos no meio da sociedade. Precisamos simplesmente crer em Deus e agir conforme a direção da Sua Palavra. Se desejamos obter vitória, devemos buscá-la em Deus com todo o nosso coração. E foi isso que aquele centurião fez. Ele deixou tudo de lado e se voltou com o coração totalmente a Jesus. “...envio-lhe alguns anciãos dos judeus pedindo-lhe que viesse curar o seu servo” Lucas 7:3b)
3 – O centurião expôs a sua petição – O centurião colocou a sua inquietação diante de Deus. Não devemos estar inquietos por coisa alguma. Precisamos falar com Deus e entrar com ousadia diante do trono da graça pelo sangue de Jesus Cristo – Hebreus 10.19-22. Devemos ter a certeza no nosso coração de que a oração muda as coisas. A Bíblia nos diz que a oração feita por um justo é poderosa e muito eficaz – Tiago 5:16. Pelo fato de ter ouvido e crido em Deus, o centurião expôs a sua necessidade diante de Jesus. Esse fato é interessante porque o nosso Deus conhece todas as coisas. O Salmo 139:4 nos mostra que ainda antes que saia uma palavra da nossa boca Ele já a conhece. Mas, mesmo assim Ele se interessa em ouvir o nosso clamor, pois quer ter intimidade conosco, Ele quer ouvir a nossa voz confessando confiança e segurança somente Nele. O Senhor nos diz: “Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” – Jeremias 33.3 e diz também: “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” – Salmos 50.15. Se precisamos de um milagre podemos pedir, tornar conhecida a nossa oração diante de Deus. Ele deseja muito nos atender, como um pai amoroso ouve seu filho e o acode.
4 – O centurião se humilhou – “Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa.” Lucas 7:6. Para aquele homem não foi fácil tomar essa atitude de se humilhar perante um judeu. O império Romano era dominador naquela época e ser um cidadão romano era um grande motivo de honra pessoal. E o que vemos nesta história é que o centurião se desfez de sua “glória pessoal” diante de um judeu, ou seja, aquele homem deixou seu status militar e até mesmo a honra de ser um romano por natureza e se humilhou diante de Jesus.O ser humilde é algo muito precioso para a vida do homem e é um conselho que Deus nos deu através da sua Palavra. O próprio Senhor Jesus nos ensinou através da sua vida que devemos ser mansos e humildes de coração – Mateus 11:29. O centurião tomou uma decisão na sua vida e essa decisão mudou toda a sua história. Há momentos na nossa vida que precisamos tomar uma decisão importante, que não será muito fácil, mas, certamente ela poderá mudar toda a nossa trajetória. Para obter sucesso em nossa busca devemos nos humilhar perante o Senhor e Ele nos exaltará - 1 Pedro 4:10.
5 – O centurião fez o bem - Aqui está um princípio importante da vida cristã. O centurião era uma pessoa de bem e ele mesmo tinha auxiliado na construção da sinagoga ali na cidade de Cafarnaum. “Estes, chegando-se a Jesus, com instância lhe suplicaram, dizendo: Ele é digno de que lhe faças isto; é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.” Lucas 7.4-5. Há uma lei espiritual infalível disponível a todo ser humano e essa lei é chamada de       “a lei da semeadura”, pois, a nossa vida é como um campo fértil e tudo o que semeamos havemos de colher quer seja coisa boa ou ruim. Devemos exercitar em nós esse estilo de vida. Que sejamos sábios nesse aspecto e venhamos a semear a nossa vitória fazendo o bem e o que é agradável ao Senhor.
6 – O centurião exercitou a fé – Nessa história vemos que a fé do centurião foi exaltada por Jesus e foi de fundamental importância para sua vitória. A fé nos leva a agir de forma ousada. “...porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele faz.” Lucas 7.7-8. De acordo com a Bíblia, em Hebreus 11:6, sem exercitar a fé fica impossível agradar a Deus. Exercitarmos a nossa fé é profetizarmos o que cremos no nosso coração sem recuar diante dos obstáculos. É enxergarmos as coisas como Deus vê e a Bíblia nos diz que Deus chama as coisas que não são como se elas já fossem. Não importa qual é modo que a nossa fé nos leva a agir, o que importa é que se agirmos por ela seremos grandemente abençoados.
Aprendemos nesta história bíblica algumas lições importantes para a nossa vida para que sejamos abençoados em tudo o que precisamos. Vimos que o servo do centurião foi curado por apenas uma palavra enviada por Jesus, porque assim creu aquele centurião.
Que venhamos abrir o coração para o Senhor e para sua Palavra a cada dia para que a nossa confiança esteja no Senhor em todo tempo e no momento em que precisarmos possamos ter firme respaldo no nosso coração, para que a nossa fé seja impulsionada à vitória. Exercitemos a nossa fé e sejamos vitoriosos no Nome de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário